Projeto Kirimurê

O que é o Projeto Kirimurê?


 O Projeto Kirimurê é um programa sem fins lucrativos financiado pela Fundação Capoeira Artes e concebido para enriquecer a vida dos jovens em situação de risco no bairro de Itapuã, Bahia, Brasil.
Muitas das crianças que vivem em Itapuã sofrem de desnutrição, falta de atenção adequada por parte dos adultos, e outras condições severas de pobreza.
Em vez de irem à escola, muitas vezes eles trabalham para ajudar a sustentar as suas famílias, e freqüentemente estão se tornando presas à atual ameaça das drogas e da criminalidade.
Dessa forma, o Projeto Kirimurê entra com a finalidade de auxiliar na formação desses jovens com o objetivo de mostrar que há uma outra perspectiva de futuro.

História

Na língua dos tupinambás, os primeiros nativos brasileiros que habitam a área em torno da Baía de Todos os Santos, na Bahia, KIRIMURÊ significa "mar interior", uma montagem nome geográfico de um recurso de vital importância para o futuro deles e de todos os habitantes de Salvador, Bahia. Kirimurê tinha uma abundância de peixes e foi o caminho marítimo para que os pequenos barcos chamado saveiros transportarssem alimentos e bens de cidades do litoral da baía. A área de Itapuã costumava ser um solitário pescador da aldeia que se tornam um movimentado neigborhood de Salvador. "Itapuã" na língua Tupinambá significa "pedra que ronca", chamado assim por causa de uma rocha que projetos bem alto a sua "voz" produzidos pelas ondas e dos ventos do Atlântico Sul. O Projeto Kirimurê começou como um sonho da bióloga Virgínia Almeida, que pretendia promover atividades sócio-educativas para ajudar a preservar o meio ambiente e a rica cultura popular de Itapuã, bem como para contribuir de forma positiva para melhorar a vida de um pequeno grupo de crianças pertencente à sua comunidade desfavorecida. Esse sonho tornou-se uma realidade quando Mestre Acordeon - um Mestre de Capoeira de reputação internacional e irmão de Virgínia Almeida - abraçou este projeto com a intenção de, nas suas próprias palavras, "para retornar ao povo que me deu um pouco de capoeira que desta forma artística tem dado a mim". Cada vez Mestre Acordeon e os estudantes têm visitado a casa dele em Itapuã, as crianças mostraram um interesse ativo em suas atividades e claramente queria aprender capoeira e de participar na ação. Cada dia que iria ver se a porta estava aberta e, em seguida, iria entrar e pegar um pandeiro ou outro instrumento e começar imediatamente a jogar ao ritmo da música. Foi uma transição natural para abrir as portas para que estes possam participar plenamente no Projeto Kirimurê. Nós somos mais do que satisfeitos com os nossos jovens no projeto. Inicialmente estávamos com esperança de ajudar cerca de 20 crianças. Em pouco mais de um ano de operação real agora temos 100 crianças participantes e uma longa lista de espera. Somos gratos a todos aqueles que acreditaram no nosso projeto e que continuem a apoiá-lo em uma forma ou de outra. Vamos manter a dinâmica positiva, fluem para este novo projeto.

http://www.mikeschreiber.com/#mi=2&pt=1&pi=10000&s=0&p=14&a=0&at=0